ERASMUS+ e outros Programas

Programa Erasmus+

O programa Erasmus permite ao aluno frequentar o plano curricular de uma universidade da Europa (Erasmus- Estudos) ou a realização de um estágio curricular ou extracurricular no estrangeiro (Erasmus-Estágio).

Algo que deve desde o início ser tomado em atenção, é o período de inscrição para as duas modalidades, que geralmente se situa entre 1 de dezembro e 31 de janeiro do ano letivo anterior ao período de mobilidade desejado pelo estudante.

Para consulta de protocolos existentes entre a FFUC e outras instituições europeias, o estudante deve consultar o separador da Mobilidade Internacional no site da FFUC (https://www.uc.pt/ffuc/mobilidade/); poderá ainda obter mais informações acerca do mesmo, por exemplo, esclarecimentos em relação ao processo de candidatura e equivalências entre unidades curriculares, através do Coordenador da Mobilidade Outgoing da FFUC (Prof. Ricardo Castro) ou da coordenadora adjunta (Prof.ª Doutora Ana Cláudia Santos).

Aquando da candidatura, o estudante tem acesso a outros objetos de ajuda, tais como os Guias de Candidatura disponíveis no site da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt/driic/mobilidade/out), que focam o processo de candidatura Outgoing, pelo InforEstudante, e descrevem todos os passos a seguir para que a candidatura seja validada com sucesso.

Caso o estudante necessita de mais algum esclarecimento, deve recorrer ao Coordenador da Mobilidade Outgoing da FFUC ou à própria Divisão das Relações Internacionais, em atendimento presencial. Os Coordenadores do Pelouro das Relações Internacionais do NEF/AAC, estão sempre igualmente disponíveis no esclarecimento de alguma dúvida que possa surgir.

Base de Dados Erasmus+: Clica Aqui


Programa Almeida Garrett

O programa Almeida Garrett destina-se à mobilidade nacional, isto é, mobilidade entre as várias Universidades Portuguesas, oferecendo a possibilidade de efetuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, noutra universidade pública portuguesa.

Note-se que os estudantes que participam neste Programa apenas pagam propinas na respectiva Universidade de origem. Para mais informações: http://www.uc.pt/driic/mobilidade/out/Programa_Almeida_Garrett/


Programa MAUI/Rede de Utrecht

O Programa MAUI/Rede de Utrecht é um programa de mobilidade com colaboração com instituições localizadas nos Estados Unidos da América, que permite aos alunos de universidades-membro estudarem numa das instituições com as quais há protocolo, por um semestre ou um ano académico.

Cada aluno paga mensalidades à sua universidade de origem e tem aulas regulares na instituição parceira. Para mais informações: https://www.midamericauniversities.org/


Programa AEN/Rede de Utrecht

O Programa AEN/Rede de Utrecht é um programa de mobilidade com colaboração com instituições localizadas na Austrália. Os estudantes europeus podem escolher entre 5 universidades-membro australianas como destino do programa de mobilidade e a duração do programa pode variar entre um semestre a um ano.

Para mais informações: http://www.aen-online.com/Home


Protocolos com Universidades Brasileiras e Programa de Bolsas do Banco Santander – Bolsas Luso-Brasileiras

Este programa visa a mobilidade de estudantes europeus para o Brasil. Existem algumas Faculdades Brasileiras com protocolos com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Para se candidatar a este programa, existem bolsas disponibilizadas pelo Banco Santander e, para ter acesso às mesmas, o estudante deverá candidatar-se num concurso aberto que é divulgado todos os anos.

A duração deste programa pode variar entre um semestre e um ano letivo e, à semelhança do programa Erasmus+ Estudos, também terá de ser celebrado um protocolo com a Universidade de origem e aquela que o acolhe, definindo esta o plano de estudos que o estudante de mobilidade terá que cumprir.

Para mais informações: http://www.uc.pt/driic/Acordos/ e https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/paginas/bolsas-luso-brasileiras.aspx


Testemunhos ERASMUS+

Erasmus+ Placement

Alemanha

Friburgo: Ana Claro

Bélgica

Valónia: Lúcia Mamede

Espanha

Madrid: Flávio Correia

Itália

Pavia: Fábio Mendes
Roma: Miguel Bacelar

Polónia

Varsóvia: Ana Marques

República Checa

Praga: Sofia Meireles

Erasmus+ Studies

Eslovénia

Ljubljana: Ana Rita Pinto

Espanha

Barcelona: Diana Oliveira
Granada: Cátia Almeida

Itália

Bolonha: Beatriz Abreu
Bolonha: Patrícia Henriques